Com organização, tudo flui melhor. Principalmente, quando se trata de vida financeira. Se você tem dificuldade de se organizar ou com a gestão do dinheiro do seu negócio, é preciso reforçar a atenção aos números. Por isso, a Conta Azul resolveu dar uma ajudinha. Esse programa disponibiliza um modelo de planilha, que pode ser editado no Excel, nas planilhas do Google, no seu computador ou online.
Trata-se de um instrumento prático, simples e eficiente de controlar o financeiro de sua empresa. Com a Conta Azul, você vai aprimorar o controle financeiro da empresa, com o registro de todas as movimentações diárias.
Benefícios
Um dos benefícios que mais animam os usuários da Conta Azul, é sem dúvidas, o abandono dos caderninhos na gestão das finanças. Você consegue estruturar as movimentações financeiras por mês, tendo uma visão melhor e mais abrangente de entradas e saídas.
Além da planilha e de dicas para utilizá-la, vamos mostrar como fazer a gestão do dinheiro, como acelerar as rotinas de controle, reduzir a margem de erro e, no fim das contas, elevar a produtividade e faturar mais.
Dicas para o controle financeiro empresarial
O controle financeiro empresarial vai muito além do fato de uma empresa ter dívidas ou estar no azul. Para fazer a gestão adequada do dinheiro, uma empresa precisa adotar no mínimo três hábitos.
- Anotar as transações financeiras
Anotar ou registrar em uma planilha (ou sistema de gestão, se possível) todas as transações financeiras da sua empresa.
- Observar as anotações
Observar e analisar regularmente estas anotações. Por exemplo: quantidade de compras, quantidade de vendas, variação de preço dos fornecedores e custos internos como água, luz e telefone. Essas informações podem ser inseridas na planilha financeira da empresa.
- Tomar decisões
Não adianta nada anotar e observar e não tomar decisões eficazes para dirigir a sua empresa. Quanto mais você se habituar a essas análises, mais se sentirá à vontade para tomar atitudes práticas no dia a dia da empresa, invista na capacitação de funcionários fazer promoções e campanhas de marketing, controle financeiro, além da planilha, troca de fornecedores e outras decisões difíceis.
Controle diário, fluxo de caixa, relatórios financeiros, contas a pagar e receber e uma integração com a frente de caixa, para que você elimine o retrabalho e reduza o operacional de sua gestão.
Além disso, ela se conecta diretamente com o seu contador, para facilitar o fluxo de comunicação e acelerar todos os processos tributários e fiscais. Por fim, vale lembrar que uma planilha armazenada no computador pode ser perdida. Já uma plataforma na nuvem, como a Conta Azul, oferece acesso fácil e rápido, de qualquer lugar, para que você controle as finanças com todo o rigor necessário para crescer de forma sustentável.
Utilidade
A planilha de controle das finanças é essencial para manter as contas em dia. Um dos motivos da alta taxa de falências no Brasil, é justamente a falta de planejamento financeiro empresarial. Infelizmente, muitas pessoas começam suas empresas sem estudar o mercado ou montar um plano de negócios, analisando todos os riscos.
Normalmente, quando o micro ou pequeno empreendedor abre a sua tão sonhada empresa, a primeira atitude é considerá-la a própria vida. Não é errado pensar assim, afinal o sonho do negócio próprio se concretizou. Se o empreendedor é alguém organizado, que sabe controlar os gastos e os ganhos, melhor ainda, pois o caminho do sucesso está praticamente garantido.
Porém, fazer essa fusão de empresa e vida pessoal, pode gerar alguns problemas e deixar de ser saudável se não houver um controle financeiro. Entre eles, estão a confusão de responsabilidades e a mistura dos gastos financeiros. É bom ficar atento e não arriscar transformar seu sonho em pesadelo. Por isso, o primeiro passo é saber fazer um controle efetivo das finanças pessoais e da empresa. Somente assim, você saberá a real situação do seu negócio e poderá crescer com tranquilidade.