Algumas vezes queremos criar um produto para vender e nos perguntamos, qual o valor irei cobrar por este produto? Foi pensando nessa dúvida, sejam para artesãos, lojistas ou produtores que esta planilha foi desenvolvida. A planilha cálculo de preço de produto ou “Cálculo de custos de produto” servirá como um guia para você colocar seus investimentos em matéria-prima, impostos, aluguel, luz, água e seu lucro sobre o produto.
Ao utilizar a planilha tenha em mente que ela foi elaborada baseado em valores mensais para que você mensure a produção mensal, os gastos fixos (aluguel, luz, gás, etc.) do seu local de trabalho e sua pretensão de ganho.
Vamos lá! Temos os campos das matérias-primas, onde anotará o que comprou para criar seu produto, a quantidade, valor unitário e total destes. No final das linhas de materiais tem um campo que irá calcular o custo total com os materiais.
Em seguida teremos algumas tabelas separadas: Horas Trabalhadas, Custos Fixos, Imposto Pago, Comissões Total e a Margem de Lucro.
Horas Trabalhadas
Informe o salário pretendido para realizar o cálculo do valor da hora de trabalho. O cálculo realizado é a divisão do salário por 220 horas, supondo uma jornada de 44 horas semanais
Custos Fixos
Aqui deve informar os gastos fixos que sempre se repetem todos os meses, gastos que não variam muito, como por exemplo a energia, água, internet, etc. de seu local de trabalho.
É importante lembrar aqui de não misturar os gastos pessoais com o do local de trabalho caso seu local de trabalho seja em sua casa, pois é um grande erro que muitos cometem e pode levar a falência do seu negócio.
Impostos
Um trabalhador legal paga impostos ao governo por seu produto vendido, então não esqueça de incorporá-los aqui.
Comissões
Coloque aqui os custos de comissões pagos a algum funcionário, marca, representante, etc.
Margem de Lucro
Aqui é onde você colocará o lucro que espera ganhar independente de comissões, impostos, custos, etc.
O Cálculo Final
Agora é a hora de colocarmos os valores que irão compor o preço do nosso produto. Lembrando que são valores unitários, pois queremos saber qual é o valor de um produto apenas. Prosseguindo, dos valores unitários é importante saber a origem de alguns:
Custo matéria prima/peça – Cálculo do custo total com matéria-prima (tabela matéria prima) dividido pela quantidade produzida (quantidade de produtos/mês mencionada em na tabela custos fixos) com estes materiais.
Custos fixos – Foi realizado o cálculo na tabela “Custos fixos” para dividir o gasto mensal e dividir pela quantidade produzida e obter assim um equilíbrio no gasto conforme a produção. Este valor unitário obtido será incluído no cálculo final.
Soma-se os custos mais os impostos sobre os custos numa fórmula “custos+(custos*(impostos))” resultando no tão esperado “Valor a ser cobrado”.
Esta planilha de custo de produto servirá como um guia para a precificação de produtos dos mais variados tipos, sendo necessário apenas variar as matérias-primas ou outros produtos utilizados para sua confecção de acordo com sua necessidade. Não esquecendo de mencionar as porcentagens que serão embutidas na venda do seu produto e os gastos mensais fixos.
Para adquirir a planilha de Cálculo de Custos de Produto Clique Aqui!
Você sabia que também temos algumas planilhas gratuitas prontas para download? Para conhecê-las clique aqui!
Este artigo foi útil para você? Gostaria de sugerir alguma planilha a ser criada? Entre em contato conosco e envie sua sugestão para contato@excelsimples.com