O que é o Power Query e suas funcionalidades
O Microsoft Power Query para Excel é um suplemento que aperfeiçoa a experiência de business intelligence de autoatendimento no Excel por meio da simplificação da descoberta de dados, do acesso e da colaboração. Permitindo descobrir, combinar e refinar os dados a partir de uma grande variedade de fontes, podendo ser relacional, estruturados e semiestruturados como OData, da Web, Hadoop, Azure Marketplace e muito mais. O Power Query também oferece a capacidade de pesquisar dados públicos de fontes como Wikipédia.
Com o Power Query, você pode
- Localizar e conectar dados em uma ampla variedade de fontes.
- Mesclar e dar formato a fontes de dados que correspondem às suas necessidades de análise de dados ou prepará-lo para posterior análise e modelagem de ferramentas tais como Power Pivot e PowerView.
- Criar exibições personalizadas de dados.
- Use o analisador JSON para criar visualizações de dados de Grande Volume e Azure HDInsight.
- Execute operações de limpeza de dados.
- Importar dados de vários arquivos de log.
- Realize uma Pesquisa Online de dados de uma grande coleção de fontes de dados públicos, incluindo tabelas da Wikipédia, um subconjunto do Microsoft Azure Marketplace, e um subconjunto de Data.gov.
- Crie uma consulta de suas opções “Curtir” do Facebook que processam um gráfico do Excel.
- Colocar dados em Power Pivot de novas fontes de dados, como XML, Facebook e pastas de arquivo como conexões atualizáveis.
- Com o Power Query 2.10 e posterior, você pode compartilhar e gerenciar consultas, bem como pesquisar dados dentro de sua organização.
Fontes de Dados de Power Query
- Página da Web
- Arquivo Excel ou CSV
- Arquivo XML
- Arquivo de texto
- Pasta
- Banco de dados do SQL Server
- Banco de dados SQL do Microsoft Azure
- Banco de dados do Access
- Banco de dados Oracle
- Banco de dados IBM DB2
- Banco de dados MySQL
- Banco de dados PostgreSQL
- Banco de dados Sybase
- Banco de dados Teradata
- Lista do SharePoint
- OData Feed
- Microsoft Azure Marketplace
- Arquivo Hadoop (HDFS)
- Microsoft Azure HDInsight
- Armazenamento de Tabela Microsoft Azure
- Diretório Ativo
- Microsoft Exchange
Iniciando com o Power Query
Neste artigo utilizaremos o Power Query para obter dados através de uma pasta do Excel já existente.
Passo 1. Abra o Excel e localize a aba Power Query.
Caso esta aba não esteja disponível, veja em nosso artigo “Instalando o Power Query no Excel” para habilita-lo.
Passo 2. Escolha uma das formas de fonte de dados. No nosso caso “Do Arquivo > Do Excel”.
Passo 3. Escolha a pasta do Excel em seu computador em que deseja extrair dados.
Passo 4. Após escolher a pasta, abrirá um navegador para escolha da planilha e os dados a ser retirados desta pasta.
Escolha:
- Carregar – Para carregar os dados conforme a forma original da planilha mostrado na visualização.
- Editar – Para editar a forma original, possibilitando personalizar as informações a serem carregadas.
Neste caso escolheremos “Carregar”, para apenas carregar as informações originais da planilha.
Passo 5. Você acaba de carregar a planilha para sua pasta atual de trabalho com a ajuda do Power Query.
Note que na primeira linha foi incluído filtros para as colunas. Isto é feito automaticamente pelo Power Query.
Dicas de uso do Excel com o Power Query
Neste artigo vimos como utilizar o Power Query para carregar informações de uma planilha, porém, poderíamos por exemplo extrair apenas as informações que precisamos.
Dica 1 – Suponhamos que temos uma planilha de controle de funcionários com informações como nome, data de admissão, salário, entre outras informações. No momento preciso montar uma planilha para calcular as férias de meus funcionários. Como faríamos para aproveitar algumas informações que já temos nesta planilha para gerar uma outra planilha para controle de férias dos funcionários?
Normalmente, criaríamos uma nova pasta de trabalho em branco e abriríamos também a planilha de controle de funcionários. Selecionaríamos a planilha toda, CTRL+C e CTRL+V na pasta em branco em que estamos trabalhando.
Então, algo talvez não mais simples de utilizar, seria criar uma nova pasta de trabalho e utilizar o Power Query para obter as informações da planilha.
A vantagem desta forma é que ao obter as informações da planilha você pode pegar apenas o “nome” dos funcionários, “cargo” e “valor de acréscimos” de funções para cálculo da férias. Ao obter os dados você já organiza as colunas utilizando a opção “Editar” durante o carregamento para não precisar fazer manualmente na pasta de trabalho após carregamento dos dados. Em seguida, prossiga com sua nova planilha.
Dica 2 – Suponhamos que minha empresa precisa enviar uma planilha de produtos em oferta para a matriz. Por quê criar uma nova tela no sistema para esta função específica? Suponhamos que você jamais terá que utilizar esta funcionalidade no sistema ela ficará lá de enfeite. Utilize a opção “Do Banco de Dados > Base de dados pretendida…” na aba Power Query para carregar uma instrução SQL de sua base de dados como por exemplo: “select código, descricao, preco, desconto from materiais where desconto > 0”. O Power Query suporta vários banco de dados para fazer conexão e obter dados.
Outras dicas
- Estou realizando um trabalho de marketing e gostaria de obter informações de meus amigos no facebook. Utilize a opção que o Power Query oferece para esta tarefa.
- Pretende pegar listas prontas da internet para fazer uso em uma planilha. Utilize a opção “Da web” onde pode ser realizado uma busca em base de dados pública como a Wikipédia. Ressalto que o suporte a pesquisa para esta função é realizada apenas em termos no idioma inglês. Para testes, realizei no idioma português e foi difícil encontrar os resultados pretendidos – ao contrário de pesquisas no idioma inglês.
Como vimos o Power Query pode ser muito útil para realizar de forma rápida o trabalho com planilhas obtendo dados de outras fontes de dados de forma rápida. As opções de uso são muito variadas, portanto, experimente e use a criatividade a favor de suas necessidades.
Lembro-lhe que na versão 2016 do Excel não há necessidade de instalação do Power Query, pois este passou a ser uma funcionalidade incluída na nova versão do Excel conhecida como “Obter e transformar”. No entanto, estes passos podem ser aplicados também a nova versão.